Em linha com o quadro global de "Uma saúde", o governo de Luxemburgo activou um plano contra a resistência aos antimicrobianos. Este plano de acção servirá também como base para uma estratégia de comunicação que terá como objectivo sensibilizar todos os interessados (público em geral, proprietários de animais, profissionais da saúde humana e animal, assim como o meio político) sobre o problema da resistência aos antibióticos.
Em relação aos efeitos do uso racional dos antibióticos em medicina veterinária, Luxemburgo irá desenvolver várias acções tais como o estabelecimento de estatísticas fiáveis sobre o uso real dos antibióticos a nível de exploração, o estabelecimento de um alto nível de biossegurança em exploração ou o uso de vacinas disponíveis para determinadas doenças, segundo Fernand Etgen, Ministro da Agricultura, Viticultura e Protecção do Consumidor.
A finalização do Plano Nacional sobre antibióticos está prevista para finais de 2017 com a sua adopção por parte do Conselho de Governo.
Terça-feira, 6 de Junho de 2017/ Governo de Luxemburgo.
http://www.gouvernement.lu