Em 2016, os produtores Europeus beneficiarão de programas no valor de 111 milhões EUR para encontrar novos mercados e promover o consumo fora e dentro da UE. A promoção constitui uma parte fundamental das medidas apresentadas pela Comissão para apoiar os agricultores.
«Desfrute, é um produto Europeu»: a nova política de promoção adoptada hoje pela Comissão Europeia ajudará os profissionais do sector a entrarem nos mercados internacionais ou a consolidarem-se neles e informará os consumidores Europeuos sobre os esforços realizados pelos agricultores Europeus. Para atingir este objectivo, a Comissão aumentará os recursos disponíveis, a taxa de co-financiamento e reduzirá a burocracia para a aprovação de projectos. Isto faz parte de um esforço para aumentar progressivamente o orçamento disponível da UE destinado à promoção, de 61 milhõs EUR em 2013 (quando se propuseram as novas normas) para 200 milhões EUR em 2019.
O programa de 2016 está orientado para uma lista seleccionada de Países Terceiros com maior potencial de crescimento, em concreto nos sectores afectados por uma situação de mercado particularmente difícil, como são o leiteiro e o suinícola. Do montante total, 30 milhões EUR serão destinados specificamente ao pacote de ajudas apresentado pelo Comissário Hogan em inícios de Setembro para apoiar as medidas de promoção nestes dois sectores.
O Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, declarou o seguinte: Os prodctos agro-alimentares Europeus são inigualáveis no mercado mundial. Os 110 000 millones EUR do mercado de exportação da UE criam postos de trabalho e crescimento nas zonas rurais da Europa. Para manter este impulso exportador, é com prazer que apresento este novo regime de promoção, que será alavancado por 111 milhões EUR e criará mais oportunidades para os produtos agro-alimentares da UE nos novos mercados, além de aumentar a nossa presença nos mercados existentes. Satisfaz-me especialmente anunciar a disponibilização de 30 milhões EUR aos sectores do leite e da carne de porco, actualmente com problemas, como sendo parte do recentemente anunciado pacote de 500 milhões EUR para os mercados agrícolas. Vamos lançar uma ofensiva diplomática nos próximos meses, realizando missões comerciais para abrir novas oportunidades para os produtores da UE em todo o mundo».
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2015/ CE/ União Europeia.
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