Uma nova ferramenta interactiva da FAO permite aos agricultores, responsáveis pelas políticas e cientistas calcular a produção de carne, leite e ovos, bem como as emissões de gases de efeito estufa associadas, tornando o sector da pecuária mais produtivo e mais respeitador do clima.
Baseado no GLEAM, o modelo desenvolvido pela Divisão de Produção e Sanidade Animal da FAO para apoiar alterações nas políticas e prácticas para conseguir um desenvolvimento sustentável da pecuária, o GLEAM-i, pode ser usado por qualquer pessoa que utilize o programa informático Excel, incluídas as organizações comunitárias que trabalham em zonas rurais remotas. Inclui variáveis como países e regiões, o número e tipo de gado - ovelhas de leite ou carne, cria de porcos, pastoreio ou sistemas mistos e gestão do esterco, assim como as condições específicas nas quais os animais são criados.
Estima-se que o sector seja responsável por 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa antropogénicas. Una investigação da FAO baseada no GLEAM apurou que, com mudanças efectivas e assessíveis, os produtores pecuários podem aumentar a produção e reduzir as emissões em quase um terço.
Contar com informação precisa sobre o impacto ambiental das cadeias de fornecimento pecuário ajudará as partes interessadas a tomar decisões melhor informadas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Terça-feira, 23 de Agosto de 2016 / FAO
www.fao.org