A Comissão Europeia e o Grupo Banco de Investimento Europeu estão a preparar um instrumento financeiro comum para combinar o financiamento do desenvolvimento rural com o Fundo Europeu para o Investimento Estratégico, o núcleo do Plano de Investimento da Comissão Juncker para a Europa. A utilização da garantia EFSI em conjunto com os Fundos Estruturais e de Investimento (ESIF) aumentará o potencial do suporte. Os pormenores da iniciativa serão agora discutidos e serão anunciados em tempo útil, incluindo projectos-piloto em vários Estados-Membros nos próximos dois anos.
O vice-presidente Katainen afirmou: "O financiamento EFSI está disponível para apoiar e já está a apoiar as PME agrícolas e os projectos economicamente e tecnicamente viáveis nos sectores agro-alimentares. Este novo Instrumento Financeiro é um passo positivo para o sector agro-alimentar - estamos no caminho certo para mais empregos e crescimento. "
O Comissário Hogan afirmou: "Ao desenvolver instrumentos financeiros do tipo certo e da quantidade certa no sector agro-alimentar, poderemos aumentar drasticamente a capacidade dos nossos agricultores e empresas agrícolas de inovar, crescer, exportar e criar postos de trabalho. O novo FEADER - Iniciativa EFSI é uma nova oportunidade que oferece excelentes possibilidades para atrair capital privado. Estou pronto para dar todo o meu apoio a todos os Estados Membros dispostos a abrir o mundo financeiro aos seus agricultores e empresas rurais ".
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2016/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid