O Departamento de Desenvolvimento Agrícola e Rural da Comissão publicou um relatório de mercado sobre o tema, no qual se descreve o estado actual da gestão de riscos na agricultura europeia. O relatório inclui os diferentes riscos existentes, os instrumentos que se podem utilizar para prevenir, mitigar ou fazer frente a estes riscos e em que medida se utilizam as ferramentas disponíveis.
Existem diversas ferramentas de gestão de risco, dependendo do tipo e escala do risco. Os riscos podem estar vinculados ao preço, à produção ou ao volume de facturação, mas também se classificam em função da sua frequência e do nível do dano. Para fazer frente a estes problemas, é necessário adaptar as ferramentas de gestão de riscos.
Entre os instrumentos existentes, a Política Agrícola Comum da UE propõe uma série de instrumentos para a gestão de riscos de diferentes tipos e escalas. Contudo, um dos principais obstáculos é a baixa captação destas variadas ferramentas por parte dos agricultores.
Outros instrumentos incluem ferramentas público-privadas, como seguros ou fundos mútuos e ferramentas privadas, como por exemplo seguros não subsidiados.
Segunda-Feira, 4 de Setembro de 2017/ EC/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/