Segundo o SENASICA, no México há 419 estabelecimentos TIF activos, que abatem e processam produtos de carne com as maiores garantias de sanidade e inoquidade para os consumidores.
Os 17 novos estabelecimentos TIF estão localizados nos estados de: Sonora, Baja California, Chihuahua, Nuevo León e Coahuila e contam com certificações para o abate de animais de interesse zootécnico, frigoríficos e industrializadores de produtos e subprodutos de carne das espécies suínas, aves, bovino e ovino.
Os alimentos procedentes deste sistema são garantia de qualidade para os consumidores nacionais e internacionais. Para obter o distintivo devem ser cumpridos altos standartes de sanidade e inoquidade que são mantidos através da vigilância permanente de médicos, oficiais ou autorizados, capacitados pelo SENASICA. Esta certificação é o resultado de um parecer minucioso à documentação, aos processos e às instalações das empresas e a sua aprovação respectiva.
O processo de certificação é dinâmico e constante já que, uma vez certificada uma empresa, continua um processo de supervisão permanente para verificar que, em todo o momento, se cumpra com a normativa de TIF, baseada em regulamentações internacionais em matéria de inspecção sanitária, vigilância de doenças e bem-estar animal.
Quarta-feira, 18 de Março de 2015/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx