A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pescas e Alimentação (SAGARPA) abriu 32 mercados para que os quais os suinicultores do México podem exportar produtos cárneos de porco, sendo 13 países de África, 12 da América, 5 da Asia e 2 da Oceania.
Esta notícia foi dada numa reunião entre o Director-Chefe do Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agro-Alimentar (SENASICA), Enrique Sánchez Cruz, com membros da Confederação de Suinicultores Mexicanos.
O DirectorGeral da Sanidade Animal do SENASICA, Joaquín Delgadillo Álvarez, informou que o SENASICA mantém, neste momento, negociações com as autoridades sanitárias da Rússia, Tailândia, Vietname e com países da Comunidade das Caraíbas (Caricom) para abrir mercados, ou para os diversificar, como é o caso da China, interessada em comprar vísceras de porco.
Indicou, finalmente, que em Dezembro recebeu a visita da Autoridade Sanitária da Costa Rica, cujo país está interessado em comprar enchidos de porco e bovino de origem mexicana.
Os países de África onde se podem comercializar produtos mexicanos de porco são: Gana, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Congo, Gambia, Costa do Marfim, Libéria, Angola, Serra Leoa, Gabão, Togo e Mauritânia.
Na América podem exportar para: Chile, Estados Unidos de América (EUA), Porto Rico, Guatemala, Cuba, Colômbia, El Salvador, Canadá, Honduras, Nicarágua, Panamá e São Cristovão e Nieves.
Na Ásia, foram abertos os mercados da China, Japão, Singapura, Coreia do Sul e Hong Kong, enquanto que na Oceania podem-se comercializar produtos de porco na Nova Zelândia e Austrália.
Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017/ SENASICA/ México.
http://www.gob.mx/senasica