Com a finalidade de impulsionar a produção e competitividade dos produtos orgânicos mexicanos, bem como posicionar a sua identidade no mercado nacional e internacional, a Secretaria da Agricultura, Ganadería, Desarrollo Rural, Pesca y Alimentación (SAGARPA) publicou no Diario Oficial da Federación o Acuerdo pelo que se dá a conhecer o símbolo nacional dos produtos biológicos.
Assim, estabelecem-se as regras gerais para o uso do selo dos produtos certificados como biológicos, de forma a que os consumidores tenham uma adequada percepção e se permita a clara identificação de que cumprem com os critérios de produção biológica.
Entre os processos e critérios de certificação de produtos orgânicos, destacam-se a garantia de qualidade do solo, da água, das práticas agrícolas e do maneio de matérias-primas, entre outros, bem como o desenvolvimento de esquemas para a conservação de ecossistemas e biodiversidade, com um impacto económico e social.
Esta resolução, que contou com a participação de autoridades, produtores e agroindustriais, cumpre com o estabelecido no âmbito jurídico nacional que regula o sector da produção biológica.
O rótulo nacional dos produtos biológicos é uma composição gráfica e tipográfica que integra três símbolos representando um peixe de cor azul, uma mão de cor verde e uma flor amarela e as palavras ORGÁNICO SAGARPA MÉXICO envolvendo de forma circular o logotipo.
Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2013/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx