O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) e a Administração Veterinária e Alimentar Dinamarquesa (DVFA) concordaram em importar suínos vivos para reprodução ao abrigo do esquema de Verificação na Origem em 2014. Em 2015, foi efectuada a primeira importação de 27 animais dinamarqueses para o México e, desde então, a Dinamarca enviou 1552 suínos para o país.
Os veterinários da Senasica deslocaram-se à Dinamarca para verificar o seu estado sanitário e, assim, minimizar o risco de introdução de pragas ou doenças exóticas. As 160 fêmeas e os 60 machos das raças Yorkshire, Landrace, Duroc e Pietrain, com idades compreendidas entre as oito e as 16 semanas, foram transferidos para explorações de reprodução em Jalisco após a sua chegada e inspecção.
A fim de acelerar o processo de inspecção, o veterinário designado recebe formação prévia do pessoal da Direção de Projectos e Programas de Inovação do Serviço de Quarentena (DPPISC) para aprofundar os aspectos técnicos e logísticos no desenvolvimento das suas actividades no país exportador.
Durante anos, os serviços veterinários do México e da Dinamarca trocaram conhecimentos técnicos e científicos sobre programas preventivos para reduzir o risco de introdução de pragas e doenças em suínos.
Especialistas mexicanos frequentaram cursos de formação na Dinamarca sobre questões relacionadas com a saúde e a segurança da produção de suínos, bem como sobre as acções que a autoridade sanitária dinamarquesa está a levar a cabo para reduzir o risco de entrada da Peste Suína Africana (PSA) no seu território.
2 de Novembro de 2023 | Secretaría de Agricultura y Desarrollo Rural | México. https://www.gob.mx/