Com o objectivo de contar com regras mais claras que permitam melhorar a qualidade dos produtos de origem pecuário, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA) do México criou o Subcomité Especializado em Pecuária.
Este, faz parte do Comité Consultivo Nacional de Normalização Agro-alimentar da SAGARPA, e estará encarregado de desenhar e rever as normas agro-alimentares em matéria de pecuária que fortaleçam a qualidade e inocuidade dos produtos pecuários, de acordo com a procura nacional e internacional.
O Subcomité (formado pelo sector privado, produtores e investigadores) realizará uma análise e actualização das normas já existentes e proporá a criação de novas.
Cabe assinalar que no México são produzidas à volta de 1,226 milhões de toneladas de carne de porco com uma disponibilidade de carne de porco no país de, aproximadamente, 15,1 kg por habitante. A geração de empregos nesta actividade é de 350 mil empregos directos e, adicionados aos gerados pelo resto da cadeia, somam cerca de 600 mil empregos.
Pelo anterior, é necessário fixar normas que canalizem as actividades produtivas e de transformação para a agregação de valor e cubram os requisitos delineados no mercado nacional e nos 44 tratados de livre comércio estabelecidos, assim como com a recente abertura do mercado chinês, para a carne de porco mexicana.
Quinta-feira, 4 de Julho de 2013/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx