O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agro-alimentar do México (Senasica) e o Governo da Dinamarca assinaram um Projecto de Cooperação Estratégica Sectorial (PCES) para o sector veterinário e que contribuirá para fortalecer a segurança no processo de produtos à base de carne de porco.
O governo do México procura fortalecer a cadeia de valor da produção de porcos - em questões de vigilância, rastreabilidade, monitorização de contaminantes tóxicos e medicamentos veterinários - e avançar na melhoria do diagnóstico e actualização do controlo da carne.
Em relação à segurança da carne, o México pretende fortalecer seus sistemas de redução de riscos de contaminação em todos os elos da produção.
O acordo também propõe a partilha de estratégias para prevenir doenças de porcos, que representam um risco para a saúde animal, condição essencial para aumentar a produção nacional e proteger a saúde pública e a competitividade global de ambos os países.
O acordo também permitirá o intercâmbio de informações e programas contra a Peste Suína Africana (PSA), para que o México e a Dinamarca se preparem para evitar sua introdução e desenvolver acções efectivas em caso de surtos.
Nesse sentido, o governo dinamarquês treinará técnicos mexicanos nos seus sistemas de vigilância epidemiológica e diagnóstico para essas doenças.
Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019 / SADER/ México.
https://www.gob.mx