No encontro, o titular do Senasica sublinhou que o México e os EUA se integraram como uma região sólida a nível sanitário e comercial e, mais que vizinhos, são países irmanados, com objectivos comuns em temas relacionados com a sanidade animal.
Recordou que a CPA foi criada para ser um instrumento de cooperação entre ambos os países com o objectivo de erradicar a Febre Aftosa e que 75 anos depois da sua criação tem contribuído para erradicar, prevenir e controlar doenças que afectam a produção de bens de origem animal na região e acudir a outras que também representam um risco, como a gripe das aves altamente patogénica.
A CPA também é o órgão de vigilância e atenção de emergências sanitárias e constituiu-se como um centro de cooperação internacional, que foi o detonante do desenvolvimento económico na região da América do Norte. Esta colaboração bi-nacional tem sido chave na protecção das fronteiras para evitar a entrada de pragas e doenças na região e tem gerado um intercâmbio comercial seguro.
A inícios do segundo semestre de 2024 será actualizado o acordo de colaboração que originou a CPA, que reactivará o trabalho de mais de sete décadas e será actualizado para fortalecer a atenção oportuna e imediata perante os desafios sanitários futuros.
Em 2023, o pessoal da CPA realizou mais de 15000 visitas a pontos de contacto em todo o país, atendeu mais de 1000 notificações de suspeitas de doença e organizou 141 eventos de capacitação, principalmente para a detecção de doenças exóticas.
2 de Fevereiro de 2024 | Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural | México. https://www.gob.mx/