Durante uma reunião bilateral entre as autoridades sanitárias do México e da Guatemala, estas acordaram em trabalhar na homologação dos standardes de sanidade e inocuidade dos produtos hortofrutícolas, produzidos sob Sistemas de Redução de Riscos, como requisito para a sua entrada e trânsito pela República Mexicana. Estas acções são destinadas a intensificar o intercâmbio comercial de produtos agroalimentares.
Durante o encontro também se propôs coordenar as acções do Comité de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, no seio do Tratado de Livre Comércio México- América Central, como alternativa para o tratamento de temas fito e zoosanitários.
De igual modo o Governo da República apoiará a Guatemala para que seja reconhecida como livre de Peste Suína Clássica (PSC), com o objectivo de igualar o estatuto sanitário com o México e desta maneira diminuir o risco de que esta doeça possa ser re-introduzida no México. Para tal fim, o SENASICA dará aos técnicos guatemaltecos capacitação para o maneio de suiniculturas, a fim de aplicar boas práticas pecuárias e elevar os níveis de biossegurança.
No que se refere aos temas bilaterais, o México manifestou o seu interesse por exportar bovinos e suínos vivos para a Guatemala, bem como carne em carcaças de ambas espécies; aves vivas, subprodutos como ovos para prato e leite.
A Guatemala, pela sua parte, expressou o seu desejo de diversificar e aumentar o comércio de frutas, hortaliças frescas e plantas ornamentais com o mercado mexicano.
Terça-Feira, 8 de Julho de 2014/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx