Segundo um relatório publicado pelo Instituto Espanhol do Comércio Externo (ICEX) sobre o mercado do presunto e os transformados curados no México, as exportações espanholas de presunto encontraram no México um mercado com grande potencial de desenvolvimento e em constante crescimento.
Em 2012, com uma cifra de 82,7 toneladas exportadas, o México converteu-se no quinto destino das exportações espanholas de presunto, e o primeiro mercado mais importante na América, seguido pelos Estados Unidos. Não obstante, pese o aumento do consumo de transformados curados, o consumo no México de outro tipo de transformados como o fiambre e os transformados não curados locais continua a ser muito superior.
A produção local de presunto e, em geral, de tranformados curados é muito pequena, pelo que a maioria do produto é importado. os principais competidores para os presuntos e transformados curados espanhóis são os procedentes do Canadá e Itália, como o "prosciutto" e o Presunto de Parma.
No México ainda existe um grande desconhecimento por parte da população acerca dos diferentes tipos de presunto espanhol, o seu uso, ou o corte das peças inteiras. Por esta razão, é conveniente realizar esforços para mostrar ao público a cultura do presunto serrano e ibérico.
Setembro de 2013/ ICEX/ Espanha.
http://www.icex.es