O Serviço Nacional de Sanidade, Inoquidade e Qualidade Agro-alimentar (SENASICA) do México e os seus congeneres dos Estados Unidos e Canadá, assinaram um quadro de referência para assegurar uma relação aberta na comercialização de carnes vermelhas, frango e ovoprodutos, o que garantirá um intercâmbio justo e transparente destes produtos.
O documento servirá para garantir que as medidas de inoquidade alimentar aplicadas no comércio trilateral destes produtos se baseiam em evidências científicas.
Este acordo implica o reconhecimento mútuo dos Sistemas de Inspecção dos Produtos de Carne dos três países, o que representa para o México manter os mercados para as empresas nacionais com interesse em consolidar os seus produtos nos Estados Unidos e Canadá.
A assinatura do documento implica, além disso, o compromisso dos produtores e exportadores de produtos de carne em cumprir com a normativa nacional e a dos seus sócios comerciais, a fim de brindar os consumidores com uma maior garantia de inoquidade dos produtos de carne que chegam à sua mesa.
O Quadro de Referência para a Relação Operacional entre as agências sanitárias da América do Norte, tem o propósito de fortalecer a relação trilateral científica e técnica, assim como a capacidade das instituições para atender de maneira expedita problemas que surjam em torno do comércio de produtos de carne.
Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2017/ SAGARPA/ México.
http://www.gob.mx