Após confirmar a ausência da doença de Aujeszky através de amostragens epidemiológicas realizadas em 100% das explorações suínas em produção o Estado de México, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA) declarou esta entidade como zona livre da Doença de Aujeszky.
A declaração é parte das acções sanitárias estratégicas levadas a cabo pelo SENASICA, produtores e autoridades estatais para que o território nacional alcance em 2014 o status de livre da Doença de Aujeszky, em benefício da suinicultura mexicana.
Com o fim de que o Estado de México, permaneça livre da Doença de Aujeszky, deverão ser aplicadas as medidas sanitárias de diagnóstico, prevenção, controlo, vigilância epidemiológica, controlo da mobilização, transporte, trânsito, comercialização e rastreabilidade de porcos contidas na mencionada Norma Oficial Mexicana.
Em Outubro passado informou-se que a região centro-ocidente do país, que compreende os estados de Colima, Estado de México, Guanajuato, Jalisco, Michoacán, Morelos, Oaxaca, Querétaro e San Luis Potosí registava um avanço de 65% no propósito de se declarar livre da doença.
Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx