No âmbito da reunião realizada no México, os participantes chegaram a acordo em recomendar que os governos partilhem os seus planos e programas de biossegurança, vigilância e controlo de surtos, com a finalidade de procurar a standartização dos sistemas na região.
Propuseram, também, o desenho e uso de equivalências reconhecidas entre os três países com o objectivo de atingir, num futuro próximo, a homologação na zonificação e regionalização, com o objectivo de agilizar o comércio seguro de produtos pecuários entre os países da América do Norte.
Durante três dias as autoridades sanitárias, técnicos, produtores e representantes da produção pecuária dos países sócios, abordaram temas de interesse para a sanidade animal da América do Norte nas instalações do SENASICA.
Reconheceram o trabalho realizado pelos três países para manter o estatuto sanitário como uma área integrada, que traga confiança nas certificações sanitárias e contribuua para que o comércio se leve a cabo de forma fluida.
Os participantes destacaram que o intercâmbio técnico e científico, permitiu optimizar recursos, reduzir tempos de resposta, enriquecer o trabalho de colaboração e facilitar a resolução de diferenças comerciais.
Ressaltaram que, entre os objectivos do Comité, está o compromisso e a vontade trilateral para fortalecer os serviços veterinários, a rede de laboratórios, a homologação nas técnicas de diagnóstico, as medidas de prevenção para a detecção precoce de qualquer doença exótica em animais terrestres e aquáticos, bem como troca de informação e certificação electrónica.
Após analisar estratégias e acções, os integrantes das mesas de trabalho reportaram aos directores veterinários oficiais as conclusões das suas propostas para diminuir riscos sanitários na movimentação de animais e dos seus produtos.
Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017/ SAGARPA/ México.
https://www.gob.mx/sagarpa