No âmbito da celebração dos 100 anos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e da 91ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados, que se realiza em Paris, França, os governos do México, dos Estados Unidos e do Canadá assinaram os Termos de Referência do Comité de Saúde Animal da América do Norte (CSAAN).
O documento actualiza as bases de operação e os objetivos do Comité, em conformidade com o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC), a fim de dar continuidade ao trabalho conjunto realizado pelas agências de saúde norte-americanas para fortalecer o comércio seguro de alimentos na região. O CSAAN foi formalizado em 2000, através de um memorando de entendimento. Há quase 50 anos o Comité procura acções para salvaguardar a saúde dos animais e, consequentemente, dos seres humanos, com o objectivo principal de garantir uma alimentação saudável e segura à população de cada país.
De forma permanente, o México, os Estados Unidos e o Canadá compartilham informações e coordenam acções para a prevenção, controlo e erradicação de pragas e doenças que possam representar um risco para a situação de saúde animal da região, de acordo com as diretrizes da OMSA.
Da mesma forma, os especialistas participantes da CSAAN emitem pareceres sobre questões específicas de saúde animal para organizações internacionais que os solicitem e partilham informações sobre mudanças nas regulamentações relevantes, controlos fronteiriços e epizootias.
Os Termos de Referência estabelecem que os representantes dos órgãos de saúde reunirão uma vez por ano em sessão plenária; Contudo, poderão solicitar a realização de reuniões extraordinárias para discutir assuntos prioritários ou de emergência.
30 de Maio de 2024 | Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural | México. https://www.gob.mx/