X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

México, EUA e Canadá juntos na prevenção da PSA

O México é o anfitrião do II Fórum da Peste Suína Africana (PSA) na América do Norte, onde serão discutidas as acções realizadas pelos serviços veterinários do México, Estados Unidos e Canadá para impedir a entrada da PSA.

30 Outubro 2019
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O director-chefe do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agro-alimentar, do México, SENASICA, referiu que os serviços veterinários dos três países trabalham de maneira permanente e coordenada para aperfeiçoar um sistema testado e funcional para casos como a Peste Suína Clássica, acrescentando que, para ser eficiente na prevenção dessa ameaça, é necessário acrescentar a colaboração organizada de todos os procedimentos, disciplinas e mecanismos, para que haja eficiência, em caso de eventualidade, na detecção e notificação.

Ao fazer o balanço dos resultados obtidos no primeiro fórum, realizado em Ottawa, Canadá, o chefe de serviços veterinários canadianos disse que é crucial estabelecer parcerias para agir em conjunto, implementar critérios homólogos de prevenção e unir esforços, explicando que, no primeiro fórum, foram estabelecidos acordos para orientar acções para a prevenção de PSA na América do Norte, como promover uma comunicação eficiente, proteger as fronteiras contra doenças e promover um trabalho coordenado com os produtores para que aumentar a biossegurança nas suas explorações. Foi considerado necessário juntar outras nações à pesquisa global para desenvolver uma vacina contra a PSA e relatou que já estão a ser realizados testes rápidos de eficácia para a detecção da doença.

A expectativa para o segundo fórum é estabelecer um grupo permanente de especialistas em PSA para as Américas, que através de estruturas e associações existentes inclua serviços veterinários de países e instituições como a Organização Ibero-Americana de Suínos (OIPORC) e o Agência Regional Internacional de Saúde Agrícola (OIRSA). Além disso, será promovida a integração de equipas de trabalho sub-regionais, como o Grupo de Trabalho PSA do Comité de Saúde Animal da América do Norte.

Os assuntos prioritários do fórum do México incluem mecanismos de inspecção de fronteiras, garantia da capacidade dos laboratórios para o diagnóstico oportuno de PSA, estabelecimento de estratégias de comunicação de risco e generalização de medidas de biossegurança agrícola - e que nelas possam ser incorporados procedimentos diários de produção e mobilização, por meio da comunicação, para aprofundar a consciencialização dos sectores de interesse.

Terça-feira, 22 de Outubro de 2019/ SADER/ México.
https://www.gob.mx

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes