Segundo a declaração conjunta, no referido encuentro, foi reafirmado o compromisso de que, por razões geográficas, por uma profunda integração do sector agro-alimentar e por ser vital para a economia e para a população dos três países, estes continuarão a trabalhar no sentido de apoiar e criar emprego nas três nações. Assim, permanece o compromisso de manter os mercados abertos e transparentes para que o comércio continue a crescer.
"O Tratado de Livre Comércio da América do Norte ajudou, em grande medida, os sectores agrícolas dos três países, bem como os consumidores que beneficiaram de uma crescente variedade de alimentos seguros e baratos disponíveis todo o ano. Inclusive quando as alianças comerciais enfrentam desafios, as diferenças são relativamente poucas no contexto das trocas comerciais, que atingem um total de 85 mil milhões de dólares anuais entre os países participantes.
Ao longo dos anos, o México, os Estados Unidos e o Canadá têm trabalhado na salvaguarda da sanidade animal e da sanidade vegetal, levam a cabo investigação conjunta e partilham as melhores práticas; o que permitiu erradicar várias pragas e doenças da região, situação que nos diferencia do resto do mundo. Os três países estão comprometidos em assegurar uma cadeia de fornecimento de confiança.
A visita ao Estado da Geórgia fomentou o entendimento mútuo e as relações pessoais que ajudarão o sector agrícola da América do Norte a prosperar, melhorar a nossa relação regional e de colaboração e a fortalecer a nossa relação comercial."
Martes, 20 de junio de 2017/ USDA/ Estados Unidos. https://www.usda.gov
SAGARPA/ México. http://www.gob.mx/sagarpa
Agriculture and Agri-Food/ Canadá. https://www.canada.ca/en/agriculture-agri-food