Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Governo do México impulsiona o aumento da produção suína para reduzir importações

A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural reafirma o seu compromisso com o reforço da suinicultura mexicana, com o objectivo de reduzir a dependência das importações e avançar para a auto-suficiência alimentar na produção de carne de porco.

26 Março 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Suinicultura, o Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Julio Berdegué Sacristán, declarou que "O nosso país importa 47% do seu consumo total de carne de porco. Estou confiante de que, se trabalharmos em conjunto, poderemos produzir mais e atingir os 1,4 milhões de toneladas necessárias para atingir a auto-suficiência total".

Este responsável governamental enfatizou que a chave para uma produção suína mais resiliente, produtiva e competitiva reside na sustentabilidade e no bem-estar animal. Neste sentido, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) para proteger o sector de ameaças como a Peste Suína Africana.

Reiterou ainda a disponibilidade do governo mexicano para manter um diálogo aberto e construtivo com os produtores. "Vocês é que conhecem os desafios e as oportunidades da suinicultura. Perderíamos uma grande oportunidade se elaborássemos políticas públicas sem ouvir a vossa voz", afirmou.

O evento contou ainda com a participação de representantes do sector, que apoiaram as estratégias do governo para o avanço da soberania alimentar. Heriberto Hernández Cárdenas, presidente da Organização Mexicana de Produtores de Carne de Porco (Opormex), realçou que a associação está preparada para colaborar com o governo federal na implementação de estratégias para reduzir a dependência das importações.

Pelo seu lado, Iván Espinosa, CEO da Opormex, destacou que a suinicultura mexicana evoluiu significativamente nas últimas décadas e propôs estruturar o trabalho do sector em torno de oito pilares fundamentais para consolidar uma produção mais forte, sustentável e competitiva.

Finalmente, Berdegué enfatizou a importância de manter a integração regional com o Canadá e os Estados Unidos, especialmente no sector agro-alimentar, afirmando que a América do Norte é a região com maior segurança alimentar do mundo e que a sua colaboração continuará a ser fundamental para fortalecer o sector suinícola mexicano.

14 de Março de 2025 | Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural | México | https://www.gob.mx/agricultura/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista