X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

México impulsiona o consumo de carne de porco nacional

O convénio tem como propósito integrar a carne de porco como um dos principais ingredientes da cozinha mexicana.

18 Setembro 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A "Secretaría de Agricultura, Desarrollo Rural Pesca y Alimentación" (SAGARPA) e a "Confederación de Porcicultores Mexicanos" (CPM) assinaram um convénio de colaboração para incentivar o consumo da carne de porco nacional, mediante acções de promoção que ressaltem a qualidade e as boas práticas de produção.

Com base neste instrumento, de maneira conjunta é levada a cabo a campanha denominada “Programa Nacional de Comunicación, Educación y Promoción de la Carne de Cerdo Mexicana 2013”, quadro sob o qual o titular da SAGARPA, Enrique Martínez y Martínez, activou a estratégia “Gira Gastronómica México Sabe”.

O convénio tem como propósito integrar a carne de porco como um dos principais ingredientes da cozinha mexicana e com isto elevar as oportunidades de negócio dos produtores e da indústria associada.

O secretário Martínez y Martínez indicou que esta colaboração também permitirá abrir novos mercados à carne de porco em países asiáticos, pois enfatizará a qualidade da produção nacional.

A suinocultura mexicana representa 350 mil empregos directos e 1,7 milhões de indirectos; por cada emprego directo são gerados cinco indirectos.

O sector suinícola compreende 15 milhões de cabeças em inventário, das quais 9.4 milhões são exploradas em 5434 explorações tecnificadas, 3.5 milhões de cabeças em explorações semi-tecnificadas e 2.1 milhões de cabeças em explorações caseiras.

De acordo com o "Serviço de Información Agroalimentaria y Pesquera" (SIAP), a produção alcançou, em 2012, 1.2 milhões de toneladas, com um valor de 26 mil milhões de pesos.

Este sector também é consumidor de cinco milhões de toneladas de grãos e pastas de oleaginosas por ano.

Em 2012, os principais estados produtores de carne de porco foram Sonora e Jalisco com uma percentagem de 19%, seguidos por Puebla, com 10%, Guanajuato, 9%, Yucatán, 8%, Veracruz, 7%, Michoacán e Oaxaca, 3%, Tamaulipas e Chiapas, 2% e, finalmente, o resto do país soma 18% da produção nacional.

Destaca-se o dado de que o consumo per capita aumentou nos últimos anos, estima-se que o consumo actual é de 16.4 kilogramos por ano, o que contrasta com os 14.2 kilos de habitante por ano en 2006.​

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2013/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista