As Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Economia convidaram os chefes de Desenvolvimento Económico dos governos estatais a fortalecer a promoção nas entidades do Estado do México, Guanajuato, Jalisco, Michoacán, Yucatán, Puebla, Sinaloa, Sonora e Veracruz, a que um número maior de produtores e empresas do sector tem interesse em exportar carne de porco para o Japão, que é o produto mexicano com maior procura.
O representante da Agricultura do Japão, José Alberto Cuellar, destacou que a exportação de carne de porco para aquele país representa o maior caso de sucesso dos suinicultores mexicanos, já que actualmente são enviadas mais de cem mil toneladas. Estima-se que no final de 2021 teria passado mais de 112 mil toneladas com um valor económico de 516 milhões de dólares.
A entrada no mercado japonês traz muitas vantagens para os produtores de carne, por ser considerada a porta de entrada para países da região Ásia-Pacífico como Austrália, Brunei, Nova Zelândia, Singapura e Vietname.
Isso porque o México está livre das principais doenças de grande importância para o comércio de suínos, como Febre Aftosa, Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica, e porque os dois países contam com um sistema de fiscalização equivalente.
3 de Janeiro de 2022/ SADER/ México.
https://www.gob.mx/