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México: indicadores gerais do sector suinícola em 2022

Os resultados para 2022 indicam uma forte procura interna de carne de porco, a qual impulsionou a produção nacional, as importações e o consumo.

17 Fevereiro 2023
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Gráfico 1. Variáveis fundamentais do sector suinícola mexicano em 2022

Elaborado por el Departamento de Economía e Inteligencia de Mercados con datos de SIAP y GCMA .
Elaborado por el Departamento de Economía e Inteligencia de Mercados con datos de SIAP y GCMA .
  • A produção de carne de porco aumentou 2,6% em relação ao ano anterior, ao passar de 1686802 para 1730319 toneladas (t).
  • O volume das importações situou-se em 1445795 t, o que significa um aumento de 9,0% em comparação a 2021 (1327026 t), tendo o seu valor chegado a MUSD 3035,3, o qual é 25,3% superior do que em 2021 e que representou um preço médio de USD 2,10/Kg.
  • As exportações diminuíram 11,9% em relação ao ano anterior, ao passar de 262663 para 231441 t respectivamente, as quais valeram MUSD 938,2, valor que é inferior aos MUSD 1030,2 consolidados em 2021 e que significa uma redução de 8,9%. Neste sentido, o preço médio do produto importado situou-se em USD 4,05/Kg.
  • O consumo aparente atingiu 2944673 t, o que representa um aumento de 7,0% em relação a 2021 (2751165 t), enquanto que o consumo per cápita se estimou em 23,03 Kg/Hab representando um incremento interanual de 6,1%.

Os resultados de 2022 reflectem a forte procura, a qual deriva da soma de diferentes factores. Por um lado, observou-se, ao longo do ano, uma grande competitividade dos preços ao consumidor de carne de porco, que foram mais favoráveis do que os preços da carne de bovino e de frango, influenciando assim nas decisões de compra dos lares nestes tempos de elevada inflação. Por outro lado, o crescimento da indústria de transformados que pedem cada vez mais carne de porco, bem como a produção de cortes nacionais especializados que competem com os importados, contribuíram, em grande medida, para o crescimento da suinicultura mexicana apesar do grande volume de importações, o qual cresceu de maneira constante, não obstante, o aumento dos preços internacionais. Quanto às vendas ao exterior, estas viram-se afectadas principalmente pela diminuição das compras por parte da China, país que comprou menos 62,4% menos produto proveniente do México em 2022.

Redacção Departamento de Economia da 333 América Latina com dados do SIAP e do GCMA | México. https://www.gob.mx/siap  https://gcma.com.mx/ 

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