Segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA), a actividade pecuária representa 54% do valor do sector primário (entre a actividade pecuária e o processo de transformação), além de gerar 350.000 empregos directos e mais de um milhão indirectos.
O director geral de Pecuária, Francisco Gurría Treviño, indicou que anualmente são produzidas à volta de 1.300.000 toneladas de produtos de carne.
Afirmou que, de acordo com as instruções do titular da SAGARPA, Enrique Martínez y Martínez, se trabalhará para melhorar o quadro normativo para aumentar a produtividade do sector, abrir novos mercados internacionais e, acompanhados pela vigilância realizada pelo Serviço Nacional de Saúde, Inoquidade e Qualidade Agro-alimentar (SENASICA), proteger o país da introdução de pragas ou doenças.
Explicou que a exportação de carne ocupa já o terceiro lugar nas vendas internacionais agro-pecuárias, depois do tomate e abacate.
Sublinhou que a carne mexicana tem presença no Japão, com 90 mil toneladas de porco, enviadas em 2014 e outras 30 mil para a Coreia; ambos os destinos geraram mais de 600 milhões de dólares.
Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx