Na semana passada saiu oficialmente de Jalisco o primeiro embarque de carne de porco para o Japão, num total de 20 toneladas de carne de porco produzida no Estado de Jalisco e processada pelo "Establecimiento Tipo Inspección Federal (TIF) 467".
Com este primeiro envio, Jalisco junta-se a Sonora e ao Iucatão como estados exportadores de carne de porco para o Japão, o que abre a possibilidade de aumentar a criaçãio de empregos e colocar de uma maneira melhor os produtos suinícolas da região.
Em Agosto de 2012, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pescas do Japão (MAFF) anunciou o reconhecimento de Jalisco como livre de Peste Suína Clássica. E em Novembre do mesmo ano, ao cumprir com os requisitos zoosanitários coordenados entre os Serviços de Saúde Animal nipónicos e o SENASICA, o MAFF deu a conhecer - em Carta Oficial - a resolução de aceitar o formato de certificação proposto pelo México, que reconhece essa zona do país como livre de Peste Suína Clássica.
O Japão outorgou a autorização ao Estabelecimento TIF 467, localizado em Jalisco, convertendo-se na primeira unidade autorizada para a exportação de produtos da espécie suína, nascidos e criados no Estado.
Em relação ao TIF 467, é relevante mencionar que além de contar com a aprovação para exportar para o Japão, está autorizado para comercializar na Coreia do Sul, Vietname e produtos processados nos Estados Unidos.
As exportações de carne de porco a nível nacional superam as 50 mil toneladas por ano com um valor comercial de 256.1 milhões de dólares.
Jalisco, juntamente com o Estado de Sonora, são os principais produtores de porco no país, com cerca de 45% da produção nacional. Os envios a Japón representan alrededor de 47 mil toneladas.
Lunes, 18 de marzo de 2013/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx