O diretor-chefe do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) e funcionários desta unidade discutiram com a Ministra da Agricultura da Embaixada da Austrália no México o andamento das negociações e o processo para acelerar a troca de produtos agroalimentares.
Em relação à exportação de carne de porco, ficou planeado o agendamento de uma reunião entre as indústrias australiana e mexicana para definir que tipo de carne desejam comercializar e, a partir daí, começar a desenvolver a análise de risco.
A conselheira australiana revelou que seu país importa carnes com um valor superior a 340 milhões de dólares por ano, tornando-se uma área de oportunidade para o mercado mexicano.
Explicou que seu país é rigoroso nos protocolos sanitários para a carne de porco, a fim de evitar a entrada da Peste Suína Africana (PSA), que hoje atinge países europeus e asiáticos.
O Senasica informou que está pronto para os serviços veterinários australianos realizarem a análise de risco dos produtos cárneos mexicanos, para os quais já enviou informações específicas sobre carnes frescas, congeladas e produtos processados prontos para consumo.
Comentou que o estado de saúde animal também é muito importante para o México e, graças ao trabalho preventivo realizado, o país está livre de PSA e de Peste Suína Clássica. Por isso, sublinhou que o Senasica concede garantias aos países importadores de produtos agroalimentares.
11 de Maio de 2021/ SADER/ México.
https://www.gob.mx