Com o intuito de abrir o mercado chinês a uma mayor variedade de produtos agro-pecuários mexicanos, as autoridades sanitárias do México (SENASICA) e da China (AQSIQ) reuniram-se em Pequim para consolidar os acordos para a aprovação de diversos protocolos que permitirão alargar a exportação dos produtos agro-pecuários para o mercado asiático. Entre os acordos assinados no encontro, ressaltam as autorizações para a exportação de abacate de Jalisco, banana, vísceras de porco e carne de equino e bovino.
O representante da AQSIQ aceitou o protocolo das vísceras de porco provenientes do México e em aumentar o número de estabelecimentos Tipo Inspecção Federal (TIF) autorizados para exportar carne de bovino e porco para a China, para o qual irão rever a lista de unidades processadoras interessadas em comercializar os seus produtos naquele país.
As autoridades sanitárias também acordaram em integrar um grupo de trabalho para analisar os esquemas de produção e certificação de produtos biológicos dos dois países, a fim de conseguir agilizar e intensificar o comércio seguro de produtos biológicos entre ambos os países.
O SENASICA propôs, à autoridade chinesa, iniciar um processo para o intercâmbio electrónico de certificados entre as autoridades sanitárias dos dois países, já que mitiga o risco de cometer erros e a possibilidade de que se apresentem certificados falsos.
Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2017/ SENASICA/ México.
https://www.gob.mx/senasica