Os novos standards serão definidos em concordância com normas, requisitos e critérios internacionais, a fim de que os produtos que ostentem a marca México Calidad Suprema (MCS) sejam competitivos em todo o mundo.
Com a finalidade de elevar a competitividade dos produtos agroalimentares que se produzem no México e oferecer aos consumidores cada vez mais alimentos de qualidade, inócuos e sãos, encontram-se em processo de actualização os standads de qualidade para 78 produtos agrícolas, pecuários e aquícolas que se produzem naquele país.
Entre os critérios que se têm em conta para a elaboração dos standards, destacam-se a sanidade e inocuidade. Ou seja, estabelecer processos de produção, maneio, armazenamento ou transporte de produtos, para reduzir ao mínimo a possibilidade de que se contaminem com agentes microbiológicos, físicos ou químicos; ou que sejam afectados por pragas ou doenças. Os standards consideram também os processos de mobilização, embalagem e etiquetagem, bem como a aplicação de Sistemas de Redução de Riscos de Contaminação e Bom Uso e Maneio de Agroquímicos (BUMA), com a finalidade de evitar que contenham resíduos químicos não desejáveis.
Entre os standards que se actualizam, destacam-se os de produtos como ovos, carnes de frango, porco e bovino, papaia maradol, uva de mesa, abacate, manga, alho, tomates e espargos, entre outros.
O México Calidad Suprema é uma marca - propriedade do Governo Federal que é coordenado através da SAGARPA e da Secretaria de Economia (SE) - e que foi criada com a finalidade de fomentar a sanidade vegetal, a saúde animal, inocuidade e qualidade na produção agroalimentar.
Terça-Feira, 4 de Fevereiro de 2014/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx