Durante o primeiro semestre de 2014 os indústriais de carne mexicanos obtiveram 24 autorizações para a comercialização de carne de bovino, equino e suíno em 16 países de África, Ásia e América.
Assim o deu a conhecer o Director Chefe do Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agro-alimentar (SENASICA), Enrique Sánchez Cruz. Sánchez Cruz, fazendo referância às exportações de carne e dereivados mexicanos, indicou que os países que autorizaram unidades para exportar são: Togo, Nigéria, Quénia, Libéria, Bením, Gana, Senegal, República do Congo, República Democrática do Congo, Hong Kong, Vietname, Costa do Marfim, Angola, Cabo Verde, Uganda e Canadá.
Estabelecimentos Tipo Inspecção Federal (TIF) nos Estados de Sonora, Zacatecas, Nuevo León, Chihuahua e Yucatán, já começaram a exportação de produtos de carne para estes novos destinos com um volumen 237.5 toneladas de carne crua, processada, com e sem osso, entre outros produtos de carne de bovino, equino e suíno para Hong Kong, Vietname, Angola e Canadá.
De igual modo, o Director Chefe do SENASICA informou que no programa de apoio ao abate de animais em estabelecimentos TIF, registaram-se 68 Autorizações.
Até Junho entregaram-se 365,7 milhões de pesos, em benefício de 1056 produtores, com 2,67 milhões de cabeças abatida sob este esquema de apoio, o que implica 372 mil toneladas de carne produzidas com inocuidade, assinalou.
Indicou ainda que, entre Abril e Junho do presente ano, receberam a certificação TIF seis novos estabelecimentos de Nuevo León, Guanajuato, Coahuila, Campeche, Tabasco e Puebla.
Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx