Seguindo a política de diversificação de mercados para a exportação e importação de produtos agroalimentares e com a finalidade de garantir o fornecimento a custos acessíveis de diversos produtos, o Ministério da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA), informou da entrada do primeiro carregamento de carne de porco da Alemanha.
O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (SENASICA) lembrou que, antes do aumento das tarifas que o Governo do México impôs a vários produtos dos Estados Unidos, entre os quais se destacam carne de porco e maçã fresca, conta-se com protocolos sanitários estabelecidos com outros países, para abastecer o mercado nacional.
Neste caso, o embarque de carne suína chegou ao porto de Veracruz, onde o pessoal da SENASICA inspecionou física e documentalmente o contentor de 25,5 toneladas de barrigas de porco congelado, importado vindo de uma fábrica localizada em Wiedenbrück, Alemanha.
O organismo, destacou que a importação de carne suína do Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Alemanha, Chile, Itália, Bélgica, Austrália e Nova Zelândia, atende às exigências sanitárias impostas pela SAGARPA para a entrada deste tipo de produtos.
É importante notar que os mexicanos consomem 2,11 milhões de toneladas de produtos suínos por ano e a produção nacional é de 1,45 milhão de toneladas, das quais 105 mil são exportadas e importam uma média anual de 754 mil toneladas.
Terça-feira, 19 de Junho de 2018/ SAGARPA/ México.
https://www.gob.mx/sagarpa