O "Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad Agroalimentaria" (SENASICA), produtores e autoridades estatais realizam acções sanitárias estratégicas para que o território nacional alcance, em 2014, o status de livre da Doença de Aujeszky, em benefício da suinicultura mexicana.
Durante a segunda "Reunión Regional Centro-Occidente" para coordenar as acções sanitárias necessárias, foram apresentados os avanços nos indicadores técnicos da campanha, durante o presente ano, em matéria de vigilância activa na suinicultura intensiva e caseira.
Até ao momento, a região centro-ocidente do país, que compreende os estados de Colima, Estado de México, Guanajuato, Jalisco, Michoacán, Morelos, Oaxaca, Querétaro e San Luis Potosí, regista um adiantamento de 65% no propósito de ser declarada livre desta doença.
Resta destacar que o resto do país já se encontra livre da doença e que a declaração permitirá aos produtores suínos no país colocar os seus produtos, tanto no mercado nacional como internacional, em condições mais competitivas.
Terça-feira, 1 de Outubro de 2013/ SAGARPA/ México.
http://www.sagarpa.gob.mx