O México suspendeu as importações de carne de porco do Brasil, após a contestação de produtores locais sobre os procedimentos realizados para a abertura do mercado à carne de porco brasileira.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamentou a decisão tomada pela Justiça do México, que suspende a importação de carne de porco do Brasil e prejudica, em especial, a oferta de produtos para a população mexicana, especialmente num momento de crise inflacionária no país.
O México figura entre os três maiores importadores de carne de porco do mundo, importando 48% das suas necessidades, sendo que 90% tem origem num único fornecedor.
Neste contexto, o Brasil era uma alternativa para as importações mexicanas, suprindo, em especial, necessidades da indústria de transformação do país.
O mercado do México foi oficialmente aberto recentemente com a aprovação de sete unidades brasileiras, com as primeiras exportações a serem realizadas em Fevereiro deste ano.
Desta forma, até Outubro, foram exportadas 23 mil toneladas, posicionando o México como 11° destino das exportações brasileiras de carne de porco.
29 de Novembro de 2023 /MONEY TIMES /Brasil.
https://www.moneytimes.com.br