Os Ministros da Agricultura da UE reuniram-se para discutir a visão recentemente apresentada pela Comissão Europeia para a agricultura e a alimentação. O Conselho congratulou-se com a estratégia, sublinhando a importância da agricultura como sector estratégico e a necessidade de tornar a agricultura numa actividade atractiva para as gerações futuras.
O Ministro polaco Czesław Siekierski enfatizou a necessidade de garantir uma Política Agrícola Comum (PAC) dedicada e adequadamente financiada, assente em dois pilares. Os ministros apelaram também a um maior envolvimento com as organizações de agricultores, afirmando que nenhuma decisão sobre a agricultura deve ser tomada sem o contributo dos agricultores.

Os principais pontos de discussão incluíram a garantia de rendimentos justos e dignos para os agricultores, a redução dos encargos burocráticos e o fomento da inovação e das novas tecnologias no sector agro-alimentar. O Conselho destacou ainda a importância de equilibrar a sustentabilidade ambiental, social e económica, promovendo ao mesmo tempo uma abordagem mais baseada em incentivos para uma agricultura sustentável.
Além disso, os ministros destacaram as preocupações sobre a concorrência desleal no comércio internacional e apelaram a medidas mais fortes contra as práticas comerciais desleais. Exploraram também novas oportunidades de rendimento para os agricultores, particularmente dentro da bio-economia, ao mesmo tempo que reafirmaram o papel da PAC na garantia de um rendimento básico para o sector.
A visão da Comissão, publicada a 19 de Fevereiro de 2025, centra-se em quatro prioridades: tornar a agricultura atractiva para as gerações futuras, garantir um sector agro-alimentar competitivo e resiliente, preparar o sector para os desafios futuros e melhorar as condições de vida e de trabalho nas zonas rurais.
25 de Março de 2025/ Consilium/União Europea.
https://www.consilium.europa.eu