Fazendo parte do desejo contínuo de simplificar e modernizar a Política Agrícola Comum (PAC) da UE, a Comissão Europeia adoptou novas regras que permitirão, pela primeira vez, uma gama de tecnologias modernas que serão utilizadas para a realização de controlos relativos aos pagamentos da PAC. Isto inclui a possibilidade de substituir por completo as verificações físicas nas explorações agrícolas com um sistema de verificações automáticas baseado na análise dos dados de observação da Terra.
As novas normas, que entraram em vigor em Maio passado, permitirão que os dados dos satélites Copernicus Sentinel da UE e outros dados de observação da Terra sejam utilizados para verificar o cumprimento, por parte dos agricultores, dos requisitos da PAC.
De acordo com as normas actuais da PAC, os Estados Membros da UE devem realizar uma série de controlos nas explorações que fazem parte do Sistema Integrado de Administração e Controlo, que garante que os pagamentos aos agricultores oriundos do orçamento da PAC sejam feitos correctamente. As novas normas permitirão que os Estados Membros, que assim o desejem, possam substituir ou complementar os controlos in situ com controlos automatizados e menos gravosos. Entre outros benefícios, isto reduzirá significativamente o tempo que os agricultores passam com os inspectores no campo e os agricultores também poderão beneficiar das sinergias com outras tecnologias digitais, como seja a monitorização de culturas e a previsão de rendimento, para gerir melhor as suas explorações.
Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid