A Conselheira de Água, Agricultura e Meio Ambiente, Adela Martínez-Cachá, anunciou, após se ter reunido com a sua homóloga catalã, a Conselheira de Agricultura, Pecuária, Pescas e Alimentação, Meritxell Serreta, na Feira ‘Alimentaria 2016’, que “se criou um grupo de trabalho entre ambas Conselharias para apoiar o sector suinícola”.
O objectivo do grupo de trabalho é abordar aspectos relacionados com o mecanismo actual de gestão de crise, o preço actual da carne de porco e a internacionalização em novos mercados.
Ambas Conselheiras visitaram as empresas murcianas na ‘Alimentaria 2016’ e conheceram em profundidade o processo de produção de uma das empresas de carne de referência na Regiã de Múrcia.
A produção suína na Região de Múrcia constitui 70% da produção final pecuária, uma das de maior efectivo, apenas atrás do núcleo de produção constutído por Lérida, Saragoça e Huesca.
A evolução nos últimos anos foi ascendente, fundamentalmente em engorda, onde o efectivo é de 1600000 porcos, contudo o número de explorações desceu, havendo actualmente 2000 explorações activas dedicadas ao porco. 70% das explorações de engorda estão são integradas por empresas integradoras da prórpria Região que são referêncial a nível nacional quanto à produção suína.
Quinta-Feira, 28 de Abril de 2016/ CARM/ Espanha.
http://www.carm.es