O primeiro secretário da Embaixada da República da Coreia, Sewon Kim, entregou ao Ministério da Agricultura do Brasil a proposta sobre as condições sanitárias relativas às exportações de carne de porco brasileira.
Tatiana Palermo, Secretária de Relações Internacionais do Agronegocio, destacou que se trata de um grande avanço nas negociações que começaram em 2004, quando a Coreia do Sul ainda tinha uma lei que não reconhecia a regionalização da Febre Aftosa para depois, em 2008, reconhecer o princípio de regionalização e iniciar a análise de riscos para a importação de carne de porco brasileira.
O Ministério da Agricultura irá verificar os requisitos propostos pelo país asiático para continuar as negociações após o que o governo da Coreia realizará uma consulta pública e, se não houver nenhum impedimento, os requisitos finais para a exportação de carne de porco do Brasil para a Coreia do Sul serão publicados.
A Ministra da Agricultura, Katia Abreu, visitará Seúl em Junho e espera-se que os requisitos finais para a venda de carne de porco sejam publicados durante a visita. Para o Brasil, a abertura deste mercado poderá vir a representar um negócio de 153,6 milhões de dólares anuais.
Segunda-feira, 14 de Março de 2016/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br/