A USMEF e os exportadores norte-americanos de carne de porco têm vindo a explorar a viabilidade de estabelecer uma cadeia de fornecimento de carne de porco refrigerada confiável para Hong Kong há décadas.
Os consumidores de Hong Kong preferem carne de porco fresca e no passado já fizeram contactos na China para poderem importar suínos vivos para serem abatidos e vendida a sua carne em fresco. Mas com o surto de PSA esta vontade diminuiu e os consumidores estão mais abertos a considerar a compra de produtos congelados ou refrigerados.
Numa conferência de imprensa da USMEF onde foram anunciados os planos para preencher a crescente falta de carne de porco fresca em Hong Kong com carne de porco refrigerada dos EUA, Joel Haggard, Vice-Presidente da USMEF para a Ásia-Pacífico, disse que a oportunidade poderia beneficiar a fileira suinícola dos EUA num futuro próximo e distante, à medida que mais consumidores se adaptem à carne de porco refrigerada, em vez da carne de porco “quente” fresca derivada de suínos importados da China.
A conferência de imprensa destacou o estabelecimento de uma nova cadeia de fornecimento de carne de porco refrigerada nos EUA que permitirá que esta carne esteja rapidamente disponível a um custo mais baixo para os consumidores do que os preços actuais da carne de porco fresca. Haggard referiu que alguns itens dos EUA também podem ter preços inferiores aos produtos refrigerados de fornecedores concorrentes como a Tailândia, a Austrália e a China.
Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2019. 2019 /USMEF/ EUA.
https://www.usmef.org/