A bactéria Listeria monocytogenes, presente numa grande variedade de alimentos crus e processados, é causadora de listeriose, uma doença que se converteu num problema de saúde pública e que, ainda que pouco frequente em humanos, afecta principalmente a perssoas mais velhas ou com sistemas imunológicos debilitados, grávidas e recém-nascidos.
Um grupo de investigação do Departamento de Bromatologia da Universidade de Córdoba acaba de concluir que foi possível desenvolver novas estratégias para eliminar esta bactéria dod enchidos crus curados através de um projecto de investigação financiado pelo anterior Ministério da Economia e Conhecimento (MINECO).
Segundo explica pelo grupo de investigação, o objectivo principal do projecto foi aplicar estratégias à cadeia de produção que não modifiquem o processo tecnológico nem as características organolépticas do produto, por se tratar de “uma barreira comercial para a exportação de diversos enchidos espanhóis”.
Foram aplicadas tecnologias emergentes (APH-altas pressões hidrostáticas e água electrolizada) para eliminar o agente patigénico em enchidos crus curados e nas suas fontes de contaminação. Seguidamente foi feita uma avaliação quantitativa do risco de contaminação, sobrevivência e inactivação da bactéria nesses produtos de carne.
Sexta-feira, 5 de Outubro de 2018/ UCO/ Espanha.
http://www.uco.es