Entre as actividades propostas, destaca-se a melhoria da preparação para o maneio de crises na saúde nos países membros, incluindo um programa de formação sobre a Febre Aftosa (webinars, cursos on-line, organização de exercícios). A redução do risco de Febre Aftosa para a Europa também foi proposta pela melhoria dos sistemas de vigilância epidemiológica nos países de seu meio geográfico.
Outras abordagens, para o novo período, foram o controlo de qualidade e o fornecimento de vacinas eficazes contra a Ffebre Aftosa nos países afectados pela doença, bem como a extensão do âmbito de acção da EuFMD a outras doenças transfronteiriças presentes na região do Magrebe e áreas adjacentes e, portanto, de risco para a Espanha e a Europa, como a Praga de Pequenos Ruminantes, varíola ovina e caprina, a febre do vale do Rift e a Febre Bovina.
No caso específico da Espanha, o desenvolvimento dessas actividades, especialmente as destinadas a melhorar os sistemas de controlo de doenças nos países do Magrebe, é de grande importância para reduzir o risco de as introduzir no país.
O que é a EuFMD?
O EuFMD é uma comissão regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujos objectivos básicos são melhorar a capacidade de responder ao aparecimento de crises na saúde e reduzir o risco de entrada e disseminação de doenças animais na Europa.
Criado em 1954, apoia os estados membros na região europeia, actualmente com 36, a fim de prevenir a Febre Aftosa na região. Para isso, realiza acções coordenadas em conjunto com a União Europeia por meio da DG-SANCO da Comissão Europeia.
Sexta-feira, 4 de Outubro de 2019/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es