No passado mês de Dezembro a interprofissional suína da França, INAPORC, realizou um seminário para reflectir sobre o futuro da organização. A saída, há uns meses, da FICT, agrupamento de industriais de charcutaria, traduziu-se numa redução drástica do orçamento. Além disso, a FICT representa 70% do mercado da carne porco na França e a sua ausência põe em risco o próprio futuro da INAPORC.
Durante o seminário, Thierry Meyer, de Culture Viande, apresentou as suas propostas para identificar novos objectivos como a implementação de um novo projecto estratégico a construir sobre as expectativas dos consumidores. Os produtos devem ser desenhados para fazer frente a uma prioridade e um desafio essencial: a diminuição do consumo de carne de porco e produtos de charcutaria-curado. Neste sentido, Culture Viande propôs quatro áreas prioritárias que requerem a mobilização do sector:
- comunicação, imagem, promoção das carnes e enchidos;
- investigação e desenvolvimento no seu sentido mais amplo;
- exportação, abertura dos mercados, promoção de produtos franceses no estranjeiro, apoio e assistência aos exportadores;
- gestão de crises e sua comunicação.
Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2016/ Culture Viande/ França.
http://www.cultureviande.fr