As novas tecnologias de embalagem e processamento estão a aumentar a vida útil da carne fresca e processada gerando benefícios que incluem uma maior cobertura geográfica das vendas, melhores margens em toda a cadeia de valor e uma diminuição dos custos ambientales que se desprendem do consumo de carne, segundo o novo relatório do Rabobank "Meat Packaging to Extend Shelf Life”.
Se bem que a preferência do consumidor por produtos frescos em deterimento dos congelados tenha limitado as vendas para os mercados na sua maioria regionais, este dado poderia alterar-se agora graças às novas tecnologias de embalagem. A expansão dos mercados objectivo, direccionando as tendências de consumo, a melhoria da relação preço/qualidade (nos mercados maduros existentes) ou a ampliação da gama das exportações para novos mercados, poderia ser a solução para os produtores de carne Europeus.
O Rabobank considera que as tecnologias como o embalamento a vácuo “segunda pele” ou VSP (vacuum skin packaging em inglês) e o embalamento sob atmosfera modificada com monóxido de carbono (CO-MAP), podem aumentar as exportações de carne fresca para a Europa meridional e oriental.
Na China, o consumo de carnes refrigeradas e embaladas prontas para consumo sofreram um rápido crescimento com uma taxa de aumento anual estimada de 20%. Portanto, existe um mercado maduro para as importações e para a procura de carne de valor agregado. Uma vez que se reduzam as restrições às importações, o Rabobank crê que existe uma oportunidade de mercado importante para a carne processada Europeia.
Terça-Feira, 24 de Junho de 2014/ Rabobank/ Holanda.
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