A UE e a Nova Zelândia concluíram as negociações para atingir um acordo comercial, que deverá abrir oportunidades económicas significativas para empresas e consumidores de ambos os lados. Espera-se que o comércio bilateral cresça até 30% graças a este acordo, com as exportações anuais da UE a crescer potencialmente até 4,5 mil milhões de euros. O investimento da UE na Nova Zelândia tem potencial para crescer até 80%. O acordo pode reduzir cerca de 140 milhões de euros por ano em impostos para empresas da UE desde o primeiro ano de aplicação.
O acordo proporcionará novas oportunidades para os negócios através da eliminação de todas as tarifas sobre as exportações da UE para a Nova Zelândia. As tarifas serão eliminadas a partir do primeiro dia sobre as principais exportações da UE, como a carne de porco.
Pela primeira vez num acordo comercial da UE, há um capítulo dedicado aos sistemas alimentares sustentáveis, um artigo dedicado ao comércio e igualdade de género e uma disposição específica sobre a reforma dos subsídios ao comércio e aos combustíveis fósseis. O acordo também liberaliza bens e serviços verdes quando entrar em vigor.
30 de Junho de 2022/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu