Em 2016 está prevista uma nova ronda global de censos agrícolas por iniciativa dos países, num processo de recolha de dados a grande escala que reunirá informação e estatísticas sobre o sector agrícola em todo o mundo.
Em apoio ao processo, a FAO publicou uma série de directrizes actualizadas para ajudar os Governos a realizar os seus censos agrícolas a nivel nacional, adaptados às diferentes necessidades e capacidades de cada país. Trata-se da última edição das directrizes que a Organização da ONU fornece de 10 em 10 anos.
Estes censos são cruciais para que os Governos implementem políticas baseadas na evidência para fomentar o desenvolvimento agrícola e rural, garantir o acesso à terra, melhorar a segurança alimentar e reduzir o impacto ambiental negativo das actividades agrícolas. Os dados do censo também são essenciais para que o sector privado possa tomar decisões informadas que orientem os seus investimentos nas actividades agro-industriais.
A informação recolhada dará uma imagem precisa do sector agrícola e um âmbito de amostragem fiável para os actuais inquéritos sobre agricultura. Em particular, os censos pressupõem uma contagem completa da estrutura do sector agrícola, incluindo o número e tamanho das explorações, uso do solo, superfície de cultura, intensidade das culturas, instalações de risco, uso de insumos agrícolas, cabeças de gado, bem como os dados demográficos e de emprego dos agricultores.
A ronda 2006-2015 marca um novo récord no número de países que fizeram os censos agrícolas: um total de 135 até hoje.
Terça-Feira, 3 de Novembre de 2015/ FAO.
http://www.fao.org