Os Serviços Veterinários Oficiais da Roménia comunicaram no passado dia 14 de Março de 2018, a existência de um novo foco de Peste Suína Africana (PSA) em porcos domésticos. Trata-se de uma exploração não comercial com um efectivo de 5 animais de engorda, todos eles morreram devido à doença.
A exploração afectada encontra-se situada em Bercu Nou, localidade pertencente à região de Satu Mare, próxima à fronteira com a Ucrânia, país em que a doença se encontra largamente distribuída e próxima à fronteira com a Hungria. Nesta mesma região, no Verão de 2017, foram confirmados dois focos de PSA em duas suiniculturas caseiras e outro foco em Janeiro de 2018 numa suinicultura com 38 animais.
À falta de mais informação por parte das autoridades romenas quanto à origem da infecção, o aparecimento cada vez mais frequente de casos em porcos domésticos faz suspeitar que a carga viral pode estar a aumentar em toda a zona, seja devido à presença de javalis infectados que possam estar a passar despercebidos pelos sistemas de vigilância ou devido às possíveis relações com países limítrofes afectados (Ucrânia). A exploração encontra-se a apenas 4 km do último foco declarado pela Roménia em Janeiro de 2018, a 4 km da fronteira com Ucrânia, país onde a situação continua a ser de circulação elevada em todo o país tanto em porcos como em javalis e a 4 km da fronteira com a Hungria, país que de momento não notificou a presença da doença no seu território.
De seguida apresenta-se um mapa com a localização dos focos declarados pela Roménia.
Quinta-Feira, 15 de Março de 2018/ RASVE-MAPAMA/ Espanha.
http://www.mapama.gob.es