As autoridades alemãs notificaram um novo caso de PSA num javali na zona de perigo. Com este são já 7 os casos confirmados. Todos eles dentro da zona de perigo definida que abarca um raio de uns 24 km aproximadamente. O novo caso foi detectado na zona de Neuzelle, dentro do distrito de Oder-Spree.
Ontem mesmo a Ministra da Agricultura, Julia Klöckner, prestou informações sobre a situação actual vincando que o objectivo é evitar a propagação do vírus, é por isso que o Governo do Land de Brandenburgo foi estabelecido uns prémios por animal encontrado morto, incluindo os que forem caçados. Os prémios foram estabelecidos em função da zona onde se encontre o animal: 150€/cabeça para os animais encontrados na zona núcleo e 100€/cabeça se forem encontrados dentro da zona de perigo e tampão. Recorda-se que na zona núcleo só podem aceder as pessoas autorizadas e que nas zonas de perigo e tampão, se os cidadãos encontram algum animal morto deverão informar os serviços veterinários responsáveis detalhando a localização.
Em relação ao comércio, a Ministra informou que, graças à regionalização dentro da UE, o comércio interno pode continuar a fazer-se, este representa 70% das exportações alemãs enquanto que, apesar dos esforços realizados, a China, a Coreia do Sul e o Japão, entre outros, mantêm as suas fronteiras encerradas. Até à data nem a Comissão Europeia nem nenhum Estado Membro conseguiu o acordo da aceitação da regionalização com nenhum país da Ásia, se bem que a Alemanha continua a trabalhar nele.
Relativamente à evolução do mercado e as possíveis medidas de apoio, o Governo está a analisar a situação do mercado diariamente e declarou estar preparado para, no caso de que hajam transtornos no mercado, apoiar os suinicultores com, por exemplo, ajudas ao armazenamento privado. A Ministra comentou, em relação a este ponto, que se deve encontrar o momento adequado já que na actualidade as câmaras frigorificas ainda estão cheias de produtos para a exportação. Além do armazenamento privado, tem havido outras medidas de mercado no passado, como os programas de ajuda à liquidez. A medida que se tome deverá ser adaptada à respectiva situação.
18 de Setembro de 2020/ Redacção 333.