De acordo com o ministro flamengo do Bem-Estar Animal, Ben Weyts, o novo rótulo de bem-estar animal "Melhor para os animais" (Beter voor dieren) será encontrado na carne de porco ainda este ano e os sectores de aves e bovinos receberão o rótulo em 2025 e 2026, respectivamente.
O rótulo foi desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Associação para a Promoção do Bem-Estar dos Animais de Produção e é uma resposta ao pedido do Ministro Weyts para desenvolver um sistema que visa melhorar e monitorizar o bem-estar dos animais na cadeia alimentar na Flandres. Para isso, a organização sem fins lucrativos elabora especificações para os produtores, transportadores e matadouros e desenvolve um sistema para monitorizar o seu cumprimento. Está a ser desenvolvida uma colaboração estrutural com o sector, cientistas independentes e a organização Beter Leven, que faz a gestão de um rótulo semelhante nos Países Baixos.
O rótulo é concedido a produtos que fazem esforços extras para o bem-estar animal além dos requisitos legais, por exemplo: evitando transporte desnecessário, oferecendo enriquecimento extra ou dando espaço extra aos animais.
A marca de qualidade tem três gradações, em que esforços extras limitados recebem um ponto positivo, esforços aumentados recebem dois pontos positivos e três pontos positivos quando o produtor vai além dos requisitos legais. As especificações e critérios para exactamente o que cada plus representa ainda estão em processo de desenvolvimento.
23 de Janeiro de 2024/ Vilt/ Bélgica.
https://vilt.be/nl/