O vírus da Peste Suína Africana (PSA) foi confirmado em duas outras explorações de suínos domésticos no distrito sul de Groß-Gerau. Segundo o Ministério da Agricultura, os efectivos tinham entre 17 a 170 porcos.
Devido à situação actual após o surto de PSA, as autoridades exigem que todos os detentores de suínos da região que verifiquem diariamente as suas explorações em busca de sinais da doença e os comuniquem imediatamente ao serviço veterinário distrital. Foi reportada a existência de um animal morto na exploração mais pequena. Na maior exploração, o proprietário reparou que alguns dos seus animais estavam visivelmente fracos e tentavam cada vez mais refrescar-se, indicando que estavam com febre. O serviço veterinário distrital recolheu imediatamente amostras, que foram confirmadas positivamente pelo laboratório do estado nessa mesma tarde. Ambas as explorações de suínos tiveram de ser abatidas por razões de controlo de doenças.
O foco concentra-se no Distrito sul de Gross-Gerau
Os focos repetidos em explorações de suínos domésticos estão altamente concentrados a nível regional e reflectem a carga viral extremamente elevada na área de Knoblochsaue e Kühkopf. A elevada carga viral já tinha sido prevista pela missão veterinária da UE, que visitou Hesse e a Renânia-Palatinado há duas semanas para avaliar o trabalho de crise no terreno. No entanto, também mostra que as autoridades têm tido sucesso na prevenção da propagação para as regiões vizinhas até agora. Por isso é tão importante que toda a população respeite as restrições atuais para limitar a propagação da doença.
Por um lado, isto aplica-se aos cidadãos, que são convidados a permanecer fora das estradas em áreas abertas e a manter os seus cães com trela. Por outro lado, aplica-se também aos agricultores, que devem garantir que os seus campos e terras agrícolas estão livres de javalis vivos e mortos antes de utilizarem máquinas e devem obter a aprovação das autoridades veterinárias competentes para o seu trabalho. Todas as explorações suinícolas devem cumprir as mais rigorosas medidas de biossegurança e monitorizar continuamente os seus efectivos.
23 de Julho de 2024/ Agricultura - Hesse/ Alemanha.
https://landwirtschaft.hessen.de