A Junta de Andalucía considera necessário rever o sistema utilizado pelo Nutri-score para a categorização de alguns alimentos como o azeite ou produtos derivados do porco ibérico, cuja qualificação merece um tratamento específico por se tratarem de produtos com propriedades saudáveis que não foram tidos em consideração no processo de pontuação nesta Ferramenta de Informações Nutricionais.
O Ministério do Consumo está actualmente a processar o projecto de Decreto Real para implementar a escala Nutri-score na Espanha. O seu objectivo é fornecer aos consumidores informações claras sobre a qualidade nutricional dos alimentos para que possam escolher a opção mais saudável. Para isso, propõe-se incluir na frente da embalagem dos alimentos o logótipo da escala Nutri-Score correspondente, que consiste em cinco cores (de verde escuro a laranja escuro) associadas a cinco letras (de 'A' a 'E') .
Este método simplificado de identificação do produto é baseado na presença de certos nutrientes por 100 gramas de alimento. Entre os componentes menos favoráveis do ponto de vista nutricional, o Nutri-score inclui as calorias, os açúcares, os ácidos gordos saturados e sódio e entre os nutrientes considerados mais favoráveis estão, por exemplo, proteínas, fibra alimentar ou a percentagem de frutas, verduras, legumes e frutos secos.
Contemplar os benefícios do consumo
No caso dos produtos derivados do porco ibérico, as suas qualidades intrínsecas derivadas da sua origem não são reconhecidas. Devido à sua alimentação, o porco ibérico possui, tal como o azeite virgem, um elevado teor de ácido oleico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares ao aumentar o 'colesterol bom' (HDL) e reduzir o colesterol prejudicial. Da mesma forma, está cientificamente comprovado que o consumo do presunto ibérico fornece vitaminas do grupo B (B1, B2, B6 e B12) e vitamina E, e que este alimento contém vários minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e selénio, considerando os dois últimos como compostos favoráveis na luta contra o envelhecimento.
16 de Fevereiro de 2021/ Junta de Andalucía/ Espanha.
https://www.juntadeandalucia.es