O Banco Europeu de Investimento (BEI) atribuiu um empréstimo de 100 milhões de euros com a empresa agro-farmacêutica Biovet para financiar um aumento nos níveis de produção e investigação e desenvolvimento (I+D) na área da sanidade animal.
O empréstimo tem garantia do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o pilar central do Plano de Investimentos para a Europa, o Plano Juncker. Em resultado deste financiamento, serão criados 210 postos de trabalho em zonas rurais na Bulgária.
O Vice-Presidente do BEI, Andrew McDowell, disse: "Esta operação, respaldada pelo BEI e pelo Plano de Investimentos para a Europa, fortalecerá a competitividade de uma empresa líder no sector veterinário da Bulgária, reforçando a posição de líder na Europa no mercado da sanidade animal. A sanidade animal é um elemento chave da indústria agrícola da UE e uma área de preocupação para todos os cidadãos europeus ".
O projecto inclui o desenho, a construção e a gestão de duas novas instalações: uma instalação de fermentação em Peshtera, no sul da Bulgária, que fabricará substâncias activas, suplementos nutricionais, enzimas, probióticos e fórmulas médicas prontas para a saúde animal e humana; e uma nova unidade em Razgrad, no nordeste da Bulgária para produção de vacinas animais. O projecto também permitirá que empresa leve a cabo I+D nos campos da microbiologia e no desenvolvimento de novos produtos, como vacinas, enzimas, bem como a melhoria e formulação de processos.
Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu